ActionCOACH / Oferta sessão de Diagnóstico

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

2011 está à porta, Quais as suas promessas para o seu Negócio?

2011 tem de ser um ano com mais resultados do que 2010. Agora, é mais fácil dizer do que acontecer. Ao ler o artigo na Entrepreneur.com fiquei com muitas ideias para o meu negócio como também para os meus clientes.

Deixo-vos a minha selecção de sugestões dos especialistas da Entrepreneur.com:

1. Planear O negócio. (Business Planning-Tim Berry, Business Plans)
O tempo é um recurso limitado, por isso, devemos geri-lo bem ao planear conforme as prioridades (urgente vs importante), devemos esperar quando necessário, acelerar quando necessário, e ter paciência, visão e sense comum.

2. Redes Sociais. (Social Media-Starr Hall, Social Media)
A nossa zona de conforto tem de ser expandido para acompanhar as tendências tecnológicas. Neste caso, é preciso encontrar o nosso niche ONLINE e de uma forma consistente comunicar com ele. Seja qual for a plataforma, é preciso ter prazer.

3. Vendas. (Sales-Barry Farber, Make the Sale)
Em 2011 é preciso participar mais em reuniões ou oportunidade de networking, criar relações mais fortes com os prospectos e clientes. Este tipo de actividade cria oportunidades.

4. Tecnologia. (Technology-Jonathan Blum, Office Technology)
Segurança é fulcral no seu negócio. Aconselha-se a mudar regularmente as palavras passe nas aplicações. Contas de e-mail, utilizadores em plataformas de redes sociais não usados devem ser cancelados. Quem ainda não tem deve configurar o telemóvel com password.

5. Gestão. (Managing-Paul Spiegelman, Corporate Culture)
Mais do que nunca devemos investir nas nossas equipas e em tecnologias para acompanhar as necessidades dos nossos clientes e para captar as oportunidades no nosso mercado alvo.

6. Produtividade. (Productivity-Scott Halford, Brainy Business)
Para sermos considerados o melhor do nosso niche, é preciso trabalhar muito para atingir esse domínio. Mas acima de tudo, é preciso rir, amar e viver mais intensamente.

7. Video Marketing. (John Arnold, Marketing Tools&Technologies)
A comunicação através de video é muito mais eficaz porque alcança mais sentidos do que somente com palavras ou voz. É importante investir para ter um video profissional online no site, redes sociais para efeitos de marketing viral.

8. Crescimento. (Growing-Lisa Druxman, Mompreneur)
Se 2010 foi um ano difícil, 2011 é o ano em que os mais persistentes irão ter mais sucesso. Não devemos hesitar em lançar os projectos que não conseguimos lançar em 2010. Winners never quit, quitters never win!

9. Prioridades. (Prioritizing-Nina Kaufmann, Making it legal)
Ao colocar a pergunta: "O que devo deixar de fazer?" Um dos alicerces de qualquer negócio é o foco naquilo que tem de ser feito para ter os resultados desejados.

10. Mobile Marketing. (Kim T Gordon, Marketing)
Uma das grandes prioridades na área de marketing é a vertente móvel. Toda a gente tem telemóvel. Como a maioria dos consumidores, a compra é por impulso, e receber um sms com coupões é extremamente eficaz. O link para Facebook e Twitter ajuda a aumentar o alcance da nossa mensagem.

Despeço-me de 2010 com uma mensagem positiva, de força, de garra. Está nas nossas mãos fazer com que 2011 seja um ano memorável, de sonhos e conquistas. 

E como contributo para um excelente 2011, gostaria de partilhar uma frase sabia para aplicar neste novo ano: "Não somos o que repetidamente fazemos. Excelência, portanto, não é um modo de agir, mas um hábito." - Aristotle

Que este seja o melhor ano da sua vida! Feliz Ano 2011!

 

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quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

2010 está a acabar

Há dias estive a fazer a minha reflexão sobre o ano 2010. Foi de facto um ano onde muitas coisas aconteceram. Desde uma mudança radical de profissão até a inauguração do escritório. Inclusivamente recebi o prémio de melhor Rookie do Ano 2010 da ActionCOACH Portugal.

Há dias participei num evento da Ignite Portugal onde partilhei com a plateia 20 estratégias ou boas práticas para uma PME combater a crise. As estatísticas apontam que entre Outubro de 2009 e Outubro de 2010 mais de 40.000 PME's (num total de 800.000) encerraram a sua actividade. Representa 5%. Tenho ideia de que percentualmente mais multinacionais fecharam as suas portas.
Vejam as minhas boas práticas de 2010 que aconselho a todos os empresários:
1. Atitude, uma atitude mais óptimista pode mudar tudo... Sem isto é impossível liderar uma equipa, nem motivar a equipa. Os vencedores vêem o copo meio cheio enquanto que as vítimas vêem o copo meio vazio. Decerto que não é fácil, mas sim importantíssimo.
2. Ciclo económico, tal como a formiga que prepara sempre a estação seguinte, é preciso entender quando devemos semear, trabalhar, colher e armazenar. Trabalhar no tempo certo, para que não nos falte com o que viver no futuro.
3. Temos de dar 100%, AGORA. Só podemos actuar no presente para alterar o rumo a um futuro melhor, aprendendo com o passado.
4. Capacidade de resposta. Se as circunstâncias são iguais, o nosso sucesso depende apenas da nossa resposta a essas circunstâncias. Se a crise é para todos, o sucesso só depende do nosso trabalho.
5. Diversificar. Se servirmos clientes ou mercados distintos, é provável que estejam num ciclo económico diferente. 
6. Fórmula de sucesso: SER x FAZER = TER. É preciso focar no que queremos ter, estabelecer objectivos SMART e avaliar o que é necessário para os alcançar e mais importante analisar que competências é que necessitamos para o fazer!
7. S.O.P.A, a nossa capacidade de trabalho depende da capacidade de planeamento qua por sua vez depende da capacidade de estabelecer objectivos, e que, por fim depende da nossa capacidade de SONHAR!
8. Auto-desenvolvimento. O nosso negócio só consegue crescer se nós também crescemos através de conhecimento (livros e pessoas).
9. Chassis de negócio. Enquanto empresário devemos trabalhar o chassis, 5 formas para alcançar mais resultados e mais lucros. Trabalhar O negócio em vez de trabalhar NO negócio.
10. Custo de aquisição. A nossa força de vendas tem como objectivo comprar clientes. Parece estranho mas não é. Nós não devemos vender mas sim aconselhar um prospecto a comprar. Isto requer investimento em tempo e marketing.
11. Valor acumulado. Devemos avaliar os nossos clientes pelo valor potencial através da sua rede de fornecedores e clientes. Estudos apontam que é 6x mais barato trabalharmos com os nossos clientes existentes do que atrair mais clientes.
12. Relacionamentos. Devemos pensar numa situação Ganho-Ganho, mas mais importante ainda, é preciso "dar" primeiro.
13. Gratidão e Celebração. Qual foi a última vez que enviou um postal de agradecimento aos clientes? Agradecer é um passo importante na construção da relação.
14. Alavancagem. Devemos sempre encontrar formas de multiplicar os resultados. O recurso mais escasso, o nosso tempo, tem de ser alavancado para podermos trabalhar no negócio, gerir o negócio e mais importante, trabalhar o negócio. A disfunção tripolar (técnico / gestor / empreendedor) é um factor crítico de sucesso.
15. Marketing e Publicidade. É uma excelente forma de alavancar mas aplicando as regras básicas. Em primeiro lugar devemos escolher o mercado alvo ou nicho e onde ele está mais concentrado, para posteriormente escolhermos qual a via de comunicação e não ao contrário.
16. Estratégia 10x10. A diversificação aplica-se também na formas em como gerar contactos, ou em como converter prospectos em clientes. Nunca devemos apostar somente numa estratégia. Devemos no entanto procurar formas de testar e medir o retorno para validar as estratégias testadas.
17. Ciclo do negócio. Outra forma de alavancar é através da nossa equipa. O empresário sozinho não consegue servir o cliente e para manter a consistência do serviço, a sistematização do serviço e formação do staff são factores críticos de sucesso.
18. Presença activa na Net. Devemos aproveitar a nova era digital com as ferramentas disponíbilizadas por forma construir a nossa base de dados interactiva usando plataformas como a LinkedIn, Facebook, Blogger, Youtube, etc. É importante conhecermos muitas pessoas, mas também é importante ser-se conhecido.
19. Contrate um Coach. Ter um coach de negócios funciona tal como um atleta de competição tem o seu treinador. Terum Coach deixou de ser um luxo, é uma necessidade. É um luxo não precisar de um. 
20. Acção Massiva resulta. Repetir as boas práticas de uma forma disciplinada resulta em excelentes resultados.

Tenho a certeza que quem seguir estas 20 boas práticas de uma forma consistente, a ano 2011 será um ano fantástico!


Se alguém quiser ver a apresentação feita na IGNITE Portugal no passado dia 15 de Dezembro, basta clicar aqui.


Desejo-vos a todos um excelente natal e um feliz ano novo!


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sábado, 4 de dezembro de 2010

28 razões para o seu negócio prosperar parte 4 (segundo Brad Sugars, CEO ActionCOACH)


Parte 4 da série sobre as 28 razões porquê é que o seu negócio poderá ser um negócio de futuro…

Razão nº19: Regra 10x10 (nota Brad Sugars - Facebook)
Diversificar o risco quer dizer que num negócio devemos trabalhar várias formas de adquirir clientes, ou gerar contactos...

Razão nº20: Mercado Alvo (nota Brad Sugars - Facebook)
O segredo de uma boa campanha de marketing é de se conseguir identificar um bom segmento do mercado alvo. Muitas empresas não se preocupam com o público alvo nem onde é que existe maior concentração ("Quem?" e "Onde?"). Sem saber isso não podemos sequer sonhar fazer uma boa campanha. Qualquer "ActionCOACH" pode ajudá-lo com isso, basta contactar-nos...

Razão nº21: Oferta (nota Brad Sugars - Facebook)
Depois de identificar o mercado alvo ou segmento, na segunda parte da construção de uma campanha de marketing é preciso trabalhar o "Quê" e o "Porquê"... As razões não são as características do produto mas sim as consequências, as emoções. 2/3 da campanha já está.

Razão nº22: Cópia (nota Brad Sugars - Facebook)
Agora que já temos o mercado algo e a oferta é preciso definir a forma como comunicamos. Há várias formas, mas o que importa é que com o mercado alvo e oferta acertados, o canal de comunicação deve ser em função dos outros dois. Também não é necessário comunicar logo de uma forma massiva. É preciso testar a medir, começando com 10 clientes, depois 100, depois 1000, etc...

Razão nº13: Relações (nota Brad Sugars - Facebook)
A estratégia de marketing via os relacionamentos com clientes e parceiros é bastante mais em conta do que a publicidade tradicional. Há quatro formas de cultivar esta estratégia: 1) Os clientes existentes e o nosso relacionamento com eles. 2) Trabalhar esses relacionamentos com referências para e dos teus clientes 3) Trabalhar parcerias 4) Promover a cultura de "host beneficiary", quanto maior a nossa força comercial, melhor...

Razões nº24 até nº26: Presença activa na WEB (nota Brad Sugars - Facebook)
A presença online nesta nova ERA digital com Websites (vários domínios), blogues, facebook, youtube é um factor crítico de sucesso. Não só importa quem nos conhecemos mas também quem nos conhece a nós! Quem hoje não estiver online tem os dias contados... As redes sociais são consideradas bases de dados interactivas, as pessoas escolham se nos seguem ou não.

Razões nº27: Ter um Business Coach da ActionCOAH (nota Brad Sugars - Facebook)
Ter um Business coach já deixou de ser um luxo! Passou a ser uma necessidade! Quando temos desafios para ultrapassar o nosso negócio torna-se mais vulnerável... Todos os empresários de Micro e Pequenas Empresas precisam de ter alguém em que podem confiar estes desafios para que possam ser ultrapassados... Contrate um coach assim que possível. Existem várias formas de cooperação, desde coaching em grupo, participação nos planeamentos trimestrais até coaching 1-2-1, e mesmo neste último há vários programa de treino disponível conforme as necessidades ou objectivos...

E por último, Razão nº28: Acção massiva, resultados garantidos (nota Brad Sugars - Facebook)
ACÇÃO! É preciso acção! Muita acção, é por isso que o líder mundial em coaching de negócios se chama ActionCOACH! Contacte-me para marcarmos a sessão de diagnóstico gratuita!

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domingo, 28 de novembro de 2010

28 razões para o seu negócio prosperar parte 3 (segundo Brad Sugars, CEO ActionCOACH)

Conforme prometido, esta semana a continuação das 28 razões do TOUR Business is Booming segundo Brad Sugars, CEO & Fundador da ActionCOACH.

Razão nº9 (em total serão 28): Ser x Fazer = Ter. (nota Brad Sugars - Facebook)
Esta fórmula é talvez a fórmula mais importante para obter da vida tudo o que quisermos. A fórmula funciona dos dois lados. Quem tem bem presente o seu objectivo da vida, sabe identificar quais as competências que precisa de desenvolver e quais as acções que o vão levar a atingir esses objectivos. Quem estuda pouco, tem baixo desempenho nas tarefas e tem poucos resultados. Tambem é nesta fórmula que reside a P.U.V. da ActionCOACH. Ser (Coaching) x Fazer (Business) = Ter (ActionCOACH).

Razão nº10: Construir uma Excelente Equipa. (nota Brad Sugars - Facebook)
Recrutar elementos com potencial para depois desenvolver as competências é o caminho indicado. Em equipa (TEAM) Todos Em conjunto Alcançamos Mais, o segredo reside no facto de se contratar as pessoas certas para o lugar certo de modo que em equipa se consiga criar sinergias!

Razão nº 11: Alavancagem.  (nota Brad Sugars - Facebook)
Há várias formas de alavancar o negócio mas todas elas têm por base o princípio de conhecimento e de fazer/aprender 1x e vender/aplicar para sempre. Todo o seu negócio tem de ser estruturado para que o posso multiplicar no futuro. Cada vez mais resultados com menos esforço, dividir para multiplicar. Tal como fez o Henry Ford quando "inventou" a linha de montagem para o seu Modelo T. Alavancamos o negócio com: Pessoas&Educação; Sistemas&Tecnologia; Testar&Medir e Entrega&Distribuição usando Pessoas; Dinheiro; Marketing.

Razão nº 12: Custo de Aquisição. (nota Brad Sugars - Facebook)
Qualquer que seja o investimento que pretende fazer (pessoas; máquinas e marketing), é preciso analisar o seu retorno e ganhos potenciais. A verdadeira função de qualquer negócio é comprar os clientes através de marketing e publicidade! Se fizer uma campanha de marketing que custar 1000€ e gerar 100 prospectos, tenho um custo por prospecto de 10€. Se conseguir converter os 100 prospectos em 50clientes, o custo de aquisição é de 20€. Imaginem que o lucro gerado por cada cliente na primeira venda é de 21€ e potencialmente o cliente vai voltar a comprar, devo continuar com esta campanha de marketing? Claro que sim, para cada euro que sai, muitos mais estão a entrar.

Razão nº13: Factor crítico de sucesso, valor acumulado de cada cliente. (nota Brad Sugars - Facebook)
Sabia que é 6x mais barato vender à alguém que já tenha comprado uma vez? Então, porque é que pouca gente constrói uma base de dados dos compradores assim que fizeram a primeira compra? Interessante!

Razões nº14 até nº18: Trabalhar o chamado "chassis de negócio". (nota Brad Sugars - Facebook)
Devemos trabalhar o negócio, como trabalhamos o corpo no ginásio. Não trabalha decerto um mês o braço esquerdo e o outro mês o braço direito. No negócio é exactamente igual, o plano de trabalho deve estar equilibrado e focado na actividade de marketing, vendas e margens de lucro. Existe o efeito de multiplicação quando trabalhamos o chassis por completo. Na ActionCOACH temos juntámos mais de 60 estratégias para cada um dos 5 passos. 
Para a semana continua. Uma excelente semana de trabalho para todos!

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domingo, 21 de novembro de 2010

28 razões para o seu negócio prosperar parte 2 (segundo Brad Sugars, CEO ActionCOACH)

87 cidades foram palco do BIB (Business is Booming) tour do Brad Sugars. A Cidade do Porto foi das primeiras cidades em Janeiro último, mas o tema continua presente em todo mundo, na última semana o Brad esteve no Mexico.

Continuemos com mais razões segundo a ActionCOACH:

Razão n4: Response-ability (nota Brad Sugars - Facebook)
A sua capacidade de responder aos eventos mais negativos é que o vai levar longe. A maioria culpa os outros, mas o seu futuro só depende de si e das suas acções, em resposta aos factores externos...

Razão n5: Dar 100% todos os dias (nota Brad Sugars - Facebook)

É preciso acreditar no potencial e dar tudo o que temos a toda a hora. Qualquer atleta olímpica teve que dar tudo por tudo para poder participar, não 40%, nem 80% mas sim no mínimo 100%. Talento natural ajuda, mas só quem repete as boas práticas todos os dias de uma forma disciplinada é que tem hipóteses de ser um empresário bem sucedido...

Razão n6: Gratitude e Celebração (nota Brad Sugars - Facebook)

Celebrar as conquistas e mostrar gratidão à quem nos compra. Um pergunta: Quantas vezes já enviou um postal de agradecimento a um cliente que comprou o seu produto? e Como costuma celebrar as conquistas pequenas do dia-a-dia? Com a família, ou equipa? Dá que pensar como é que gestos simples podem marcar a diferença...

Razão n7: Primeiro aprender e depois receber (nota Brad Sugars - Facebook)

A aprendizagem contínua é chave para quem deseja criar riqueza. Só com um diploma universitário não se consegue criar riqueza. Com a aprendizagem e aplicação vem o conhecimento e experiência. Inicialmente é melhor assegurar um bom fluxo de caixa através de um bom negócio para posteriormente investir em activos. Numa época de crise diz-se: "Cash is King!"

Razão n8: S.O.P.A - Sonhar / Objectivar / Planear / Acção (nota Brad Sugars - Facebook)
 
Em tempo pus um post no meu Blogue sobre o tema... Faça o teste: Pontua-se entre 1 e 10 em cada e multiplica o resultado. O valor máximo é 10.000, se tiver menos do que 100 quer dizer uma só coisa: um mundo de oportunidades...

Para a semana haverá mais razões... No total 28...

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sábado, 6 de novembro de 2010

28 razões para o seu negócio prosperar (segundo Brad Sugars, CEO ActionCOACH)

Em 2010, Brad Sugars (CEO e fundador da ActionCOACH) iniciou um Tour de seminários por alguns dos países em que a ActionCOACH trabalha, através das suas equipas de coaching de negócios. Estes textos são uma adaptação das notas do próprio Brad, publicadas após vários meses de seminários por toda a América do Norte (Estados Unidos, Canadá e México), Austrália e Europa (Portugal, Reino Unido, Irlanda e França).

Todos os empresários procuram estratégias não apenas para sobreviver, mas sim para prosperar e fazer crescer os seus negócios. Desde a fundação da ActionCOACH em 1993, a sua equipe de mais 1000 coaches, em 32 países, ter feito ajudado empresários a expandir e crescer diante da adversidade económica.

Evoluindo do antigo modelo de consultoria de gestão e vendas, a ActionCOACH apresenta hoje os sistemas de gestão mais poderosos, rentáveis e de menor custo para utilização por empresários, permitindo que tenham acesso ao Business Coaching de forma a fazer crescer as suas empresas.

Eis as 28 razões:

Razão n1: Atitude (nota Brad Sugars - Facebook)
Numa altura de recessão, também chamado inverno económico há que ter a atitude de olhar para o copo meio cheio e não meio vazio. Quem fez o trabalho de casa no verão (económico), na altura da colheita, tem agora excelentes oportunidades de negócio visto que haja concorrentes a fechar as portas, quem poderá ficar com a lista de clientes?

Razão n2: Ciclos Económicos (nota Brad Sugars - Facebook)
Hoje em dia, poucas pessoas crescem no campo e, por isso, há uma tendência para esquecermos como são importantes os ciclos económicos e como funcionam, de forma semelhante às estações do ano. E quem cresceu no campo sabe que, durante o Verão, é preciso armazenar feno enquanto o sol brilha, secando os seus componentes. De momento estamos no inverno com a primavera em vista, está na hora de lavrar a terra e plantar as sementinhas...

Razão n3: Diversificação de mercados (nota Brad Sugars - Facebook) 
Competir no mercado global (ou internacional) reduz o risco de ser atingido por uma crise de um mercado só. Ter uma estratégia de 10x10 é válido para marketing no seu todo...

No próximo post continuarei com mais razões...

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domingo, 31 de outubro de 2010

Eventos de Novembro

Eventos NOVEMBRO 2010

É já no próximo dia 4 de Novembro. O próximo workshop da ActionCOACH, dinamizado por mim e o meu colega Luís Catela. Inscreva-se já, é gratuito para empresários.

 
Para completar a sua inscrição ou para obter mais informações, clique aqui.

Nos dias 19 e 20 de Novembro vai haver um workshop de 2 dias: "Como transformar o seu negócio numa máquina de fazer dinheiro de alto rendimento!" Venha afina o seu negócio, para que funcione de forma rentável e sem si!
Para completar a sua inscrição ou para obter mais informações, clique aqui.

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quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Perguntas que o ajudarão a alcançar o seu Sonho - parte 1

1. A Pergunta da Posse - O meu sonho é realmente o meu sonho?

Como é que responde a esta pergunta da Posse? O seu sonho é realmente o seu sonho? Está disposto a testá-lo? Em nome da sensibilidade, muitas pessoas ignoram os seus desejos. Elas iniciam uma carreira para agradar aos pais, cônjuges ou outros. Isso pode torná-los cumpridores dos seus deveres, mas não os tornará bem-sucedidos. Não pode alcançar um sonho que não possui.

Há formas de descobrir se um sonho é realmente o seu sonho! Veja aqui algumas pistas:
Quando possui o seu próprio sonho:
1. Terá tudo a ver consigo.
2. Dará asas ao seu espírito.
3. Irá entusiasmá-lo.
4. Irá mantê-lo acordado à noite.
5. Irá tirá-lo da sua zona de conforto.
6. Sentir-se-á realizado.
7. Sentirá que foi feito para o fazer.

Quando um sonho está certo para a pessoa e a pessoa é certa para o sonho, os dois não se podem separar um do outro.

Para possuir o seu sonho tem de ser firme em relação a ele.Quando o faz, torna-se capaz de ultrapassar as desculpas que as pessoas dão para não perseguirem o sonho, tal como:
1. Os sonhos das pessoas comuns não se realizam.
2. Se o sonho não for grande, não vale a pena perseguí-lo.
3. Não é o momento certo para perseguir o meu sonho.

Mas, como é que se pode começar a possuir o sonho:
1. Esteja disposto a apostar em si mesmo.
2. Lidere a sua vida em vez de apenas a aceitar.
3. Ame o que faz e faça o que ama.
4. Não se compare (ou o seu sonho) com outros.
5. Acredite na sua visão para o futuro, mesmo quando os outros não o compreendem.

Por fim, tal como faz o autor do livro, gostava de citar o poeta John Greenleaf Whittier que escreveu: "De todas as tristes palavras de língua e pena, as mais tristes são estas:"Poderia ter sido." Quando chegar ao fim da sua vida e olhar para trás, sentirá que viveu a vida em toda a sua plenitude, lutando para cumprir o seu propósito e realizar o seu sonho?

Mas não é preciso esperar até ao fim da vida para olhar para trás. Isso podemos fazer a qualquer momento. O melhor momento de actuar e agarrar o seu sonho é AGORA, hoje e não amanhã.

2. A pergunta da Clareza. Vejo claramente o meu sonho?

Passo a explicar a segunda pergunta que o autor John C. Maxwell coloca no seu livro. Mas antes, algumas palavras sobre a conferência da ActionCOACH em Barcelona esta semana. O Brad, numa das suas intervenções, colocou a seguintes questão aos Coaches: "Toda a gente aplica a seguinte sigla S.O.P.A (sonhar, objectivar, planear, acção), e toda a gente deve colocar um valor em cada letra entre 1 e 10 para posteriormente multiplicar todos os valores. O valor máximo é 10.000. Cheguei a conclusão que no meu caso há partes dos meus sonhos que podem ser melhoradas e partilhadas com a família... É precisamente isso que vou descrever aqui hoje, se quiser alcançar o seu sonho, precisa de o focar. Ao trabalhar nesta direcção, aqui ficam algumas coisas que deve ter em mente:

A. Um sonho claro torna uma ideia geral muito específica.
Na ActionCOACH temos várias ferramentas que ajudam os empresários a especificar os seus sonhos porque muitas pessoas não sabem descrever os seus sonhos. Um sonho que não é claro não o ajuda a chegar a lugar algum. Parece demasiado demasiado simplista, mas a principal razão, pela qual as pessoas não conseguem o que querem é o facto de não saberem o que querem. Elas não definiram o seu sonho com detalhes claros e persuasivos. Decida o que quer e torne os seus objectivos S.M.A.R.T (eSpecíficos, Mensuráveis, Alcançáveis, focado em Resultados e num determinado período de Tempo). Mesmo um sonho audacioso pode ser concreto.

B. Um sonho claro não se torna claro sem esforço.
Não é necessário muito esforço para a sua mente divagar e sonhar. É preciso algum esforço para trazer clareza ao seu sonho. O autor, J.C. Maxwell descreve no seu livro alguns aspectos essenciais que ajudam a clarificar o sonho:
* Perguntas: Todo o processo começa com perguntas. Qualquer sonho tem a ver com as experiências, circunstâncias, talentos e oportunidades.
* Recursos: É preciso ajudas tal como livros, fotografias, música para completar os sonhos, ajuda a ver o sonho mais claro.
* Experiências: Se alguma parte do sonho possa ser vivido em vida real, ajuda-nos a ver o sonho de uma forma mais clara.
* Pessoas: Todos nós temos pessoas que já vivem o nosso sonho, portanto, ajuda pensar nelas e eventualmente falar com elas.

Uma imagem clara de um sonho pode vir até si de uma só vez mas para a maioria das pessoas não acontece dessa forma. É preciso trabalhar nele. Se o processo for difícil , não é motivo para desistir. Continue simplesmente a trabalhar, porque um sonho claro, é digno de luta.

C. Um sonho claro afirma o seu propósito.
Focar o seu sonho deve confirmar a percepção de que está a ir na direcção certa e isso deve fortalecer o seu sentido de propósito. O facto de alinhar o seu sonho e o seu propósito irá mudar a sua vida. Porquê? Porque tornará claro o motivo pelo qual está nesta terra. Se não tiver percepção desse alinhamento e fortalecimeto do propósito, poderá precisar de regressar à pergunat da Posse que descrevi numa nota anterior.

D. Um sonho claro determina as suas prioridades.
Somente uma imagem clara de quem é e onde quer ir o pode ajudar a colocar em ordem as prioridades do que quer fazer. Todos nós fazemos escolhas. A questão é: Irá fazer as escolhas que trazem clareza ao seu sonho ou que o afastam dele? Se não sabe exactamente qual é o seu sonho, então não será capaz de fazer as escolhas certas. Clareza de visão cria clareza de prioridades.

E. Um sonho claro dá direcção e motivação à equipa.
O seu sonho vai precisar da participação de outras pessoas. Se fizer parte de uma organização, que tem objectivos ou visão, então tem de trabalhar com outras pessoas para os poder alcançar.

A maioria das pessoas vageia pela vida. Não tem qualquer sonho definido, nenhuma imagem clara de onde quer chegar. E mesmo quando se deparam com uma excelente oportunidade na vida, não têm capacidade para a ver e construir um sonho a partir dela. Apenas aqueles que vêem o seu sonho são capazes de o agarrar. Se conseguir ver claramente o seu sonho está a aumentar as probabilidades de um dia fazer mais do que apenas ver o seu sonho - irá vivê-lo!

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terça-feira, 17 de agosto de 2010

Eventos para Setembro - Let's Rock the House

Setembro será um mês com muita actividade com muitos workshops destinadas às PME da região de Lisboa e Vale do Tejo.

Começa já a 9 de Setembro:


Consolide boas práticas de Gestão que condenam o Seu Negócio ao Sucesso!


Participe neste workshop da ActionCOACH e leve consigo no mínimo 5 estratégias para pôr imediatamente em prática no seu negócio.

Mais informações no site:

Depois temos a sessão de planeamento Trimestral a 17 de Setembro:
Aprenda a focar a sua atenção em práticas consistentes dinamizadoras de Acção!

Participe neste workshop da ActionCOACH e leve consigo o plano de acção do Seu Negócio para o próximo trimestre!

Mais informações no site:


Por fim, no dia 29 de Setembro, ensinaremos como fazer crescer as vendas sem aumentar recursos:

Venha conhecer 5 formas de potenciar a sua força de vendas!

Participe neste workshop da ActionCOACH e leve consigo no mínimo 5 estratégias para pôr imediatamente em prática no seu negócio.

Mais informações no site:

Todos os eventos, excepto o planeamento trimestral irão ser repetidos em Outubro e Novembro.

Para se inscreveram, basta aceder aos sites indicados, no fundo da página colocar o vosso primeiro e último nome e e-mail para imediatamente receberem um e-mail adicional com a ficha de inscrição.

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segunda-feira, 5 de julho de 2010

S.O.P.A & 10x10 - Estratégias de Sucesso

Há algumas semanas, antes do fim do mês de Junho, juntámos vários empresários para planearem o próximo trimestre numa sessão de GrowthCLUB, Plano 90dias. Este processo é talvez um dos mais importantes da ActionCOACH já que obriga o empresário a focar-se num ou dois objectivos por semana, ou mais conforme o tempo disponível para trabalhar o negócio.

O processo de planificação começa com uma reflexão sobre o período anterior, analisando quais os objectivos que não foram cumpridos e como isso afectou o negócio. Está comprovado que reflectindo sobre algo mais negativo, há mais motivação para querer fazer melhor. A nossa motivação (motivo para acção) está relacionada com dois tipo de emoção: dor e prazer. O ser humano foge da dor e tenta alcançar o prazer; no entanto, a força para fugir da dor é maior do que aquela para tentar alcançar o prazer.

Como diz o Steven Covey num dos seus livros: "We must begin with the end in mind", isto é, a planificação começa por visualizar o objectivo final. Creio que já deve ter ouvido falar da sigla S.O.P.A? Não? Eu passo a explicar:
S - Sonhar: todos nós sonhamos para idealizar a nossa vida.
O - Objectivo: sabemos que temos de traçar objectivos para ,a longo prazo, podermos ambicionar os nossos sonhos.
P - Planeamento: passo a passo devemos planear o trabalho e trabalhar o plano.
A - Acções: à medida que vamos completando as acções planeadas, vamos ficando cada vez mais próximos dos nossos objectivos.

Na ActionCOACH fazemos planeamentos por trimestre - para digerir um elefante, temos de reparti-lo em bocados digeríveis. Nesse planeamento seguimos um questionário que coloca questões conforme o sistema dos 6 passos (ver post anterior). 

Dentro do tal plano de 90dias, na secção Marketing/Niche, é colocada a pergunta sobre as estratégias 10 x 10 de geração de contactos. O que  isto quer dizer? Tal como no mercado de investimentos em bolsa, nunca devemos pôr todos os ovos no mesmo cesto, certo? É exactamente o que quer dizer 10 x 10: são necessárias 10 estratégias para que cada uma nos dê 10% do número de contactos que precisamos para alcançar o nosso objectivo.




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terça-feira, 22 de junho de 2010

O Consultor dá o peixe enquanto que o Coach ensina a pescar!

A função do COACH é alinhar-se com as metas que o cliente quer atingir e colaborar para que este se responsabilize em consegui-las. Ele orienta o cliente na expansão de suas crenças, de seu poder interno, e treina-o nos novos comportamentos que o apoiam na conquista de seus objectivos.

O COACH possui a capacidade de administrar mudanças; habilidade em controlar o stress de maneira positiva; aumento da sua capacidade de liderança e aumento da produtividade e lucros, aumento ainda da qualidade de vida no ambiente de trabalho; capacidade eficiente de trabalhar em equipas… e claro, grande capacidade de resolução de conflitos.

O foco da interacção entre o COACH e o Cliente é nas possibilidades futuras do cliente e como transformá-las em realidade.

O Coaching é um processo estruturado e focado em acções, para ajudar a pessoa a progredir em direcção às suas metas mais importantes, conquistar os seus objectivos e criar a sua versão da vida (pessoal e profissional) ideal, através de:
  1. Investigação, avaliação e reflexão;
  2. Descoberta pessoal de pontos fracos e qualidades;
  3. Aumento da capacidade de responsabilizar-se pela própria vida e carreira;
  4. Foco em objectivos estabelecidos;
  5. Feedback e apoio constante do Coach.
O Coaching funciona também, para aumentar as competências do executivo ou empresário, para que ele se torne um líder mais efectivo e com inteligência emocional mais desenvolvida.

Através de processos de avaliação rápida e estruturada – assessments – O COACH obtém informações relevantes sobre valores, qualidades, capacidade de lidar com stress, liderança, comunicação, áreas que necessitam de maior desenvolvimento, etc, e com base nisso, planeia as áreas que precisam de ser mais treinadas, de maneira a gerar maior eficácia na vida profissional, além de equilíbrio pessoal, com o intuito do cliente alcançar os seus objectivos.

Gradualmente, as acções e comportamentos específicos são agendados e treinados, para que o cliente domine as competências necessárias, agregando valor ao seu estilo de liderança. O processo gera mais escolhas de comportamento e maior tomada de responsabilidade do cliente, pela criação da sua realidade pretendida.

As pessoas que passaram pelo processo de Coaching após o treino, conseguiram implementar e manter os novos conhecimentos. Com o Coaching, as pessoas passaram pela curva da aprendizagem, consolidaram o que foi apreendido e atingiram melhores resultados do que os alcançados antes do treino. A pessoa redescobre a sua grandeza, as suas potencialidades, as suas forças e torna-se o agente responsável pela criação da vida que deseja, com resultados extraordinários.

A Consultadoria aponta processos inefectivos e sugere soluções. Segundo Peter Block (1991), ”o consultor é uma pessoa que, por sua habilidade, postura e posição, tem o poder de influência sobre pessoas, grupos e organizações, mas não tem poder directo para produzir mudanças ou programas de implementação”.

Os Consultores colocam ao serviço dos seus clientes soluções, estratégias e processos para adquirirem capacidade competitiva, expandir a sua actividade para outros mercados e tirar proveito das novas tecnologias. A Consultoria tem por objectivo diagnosticar situações e dar soluções optimizadas que respeitem, além dos investimentos já realizados, os valores culturais e tecnológicos de cada instituição. São desenvolvidos estudos, avaliando-se as necessidades actuais e futuras do cliente e elaborados projectos personalizados que definem a arquitectura de sistema e de todos os componentes da solução a ser adoptada. O Consultor escreve relatórios! Dá as respostas! É um especialista na matéria! Faz todo o trabalho.

A Consultadoria é, basicamente, uma actividade profissional de diagnóstico e formulação de soluções acerca de um assunto ou especialidade.

Não basta saber o que fazer, é preciso saber como e querer fazer algo. O comportamento de um Consultor deve exteriorizar valores, emoções e um verdadeiro conhecimento. É preciso ter a capacidade de se comunicar dentro da empresa de forma produtiva, porém tranquila, deixando claro a todos os colaboradores que está comprometido com o seu trabalho, que acredita no que faz, e está disposto a ajudar a empresa. O posicionamento como um colega dos demais funcionários, como o de alguém que está ali para ajudá-los, é imprescindível para que estes criem confiança e não atrapalhem o seu trabalho.

As habilidades do consultor devem estar focadas preferencialmente nos métodos e instrumentos utilizados, na partilha de ideias e informações sobre a empresa, na criação de um clima favorável, na gestão dos recursos disponíveis e na motivação. O consultor empresarial deve saber também quais as melhores formas de se realizar a recolha de dados para posterior diagnóstico, dentro de cada tipo de organização, observando as suas políticas e valores, antes mesmo de iniciar seu trabalho. Ele deve manter-se alinhado em relação aos componentes da cultura organizacional onde está a realizar a consultoria, e respeitá-la. Isso vai garantir uma relação tranquila com a empresa-cliente, gerando sempre resultados positivos, que podem resultar em contratações futuras por essa mesma organização e por outras que podem ter conhecimento dos bons resultados. 

O Consultor trabalha sozinho e possui conhecimentos em diversas áreas. O tipo de serviço ou produto oferecido é que vai definir a posição do cliente, pois este item definirá o que o cliente quer do consultor e como o mesmo pode colaborar para a sua organização.

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O que é um COACH?

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