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quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

2010 está a acabar

Há dias estive a fazer a minha reflexão sobre o ano 2010. Foi de facto um ano onde muitas coisas aconteceram. Desde uma mudança radical de profissão até a inauguração do escritório. Inclusivamente recebi o prémio de melhor Rookie do Ano 2010 da ActionCOACH Portugal.

Há dias participei num evento da Ignite Portugal onde partilhei com a plateia 20 estratégias ou boas práticas para uma PME combater a crise. As estatísticas apontam que entre Outubro de 2009 e Outubro de 2010 mais de 40.000 PME's (num total de 800.000) encerraram a sua actividade. Representa 5%. Tenho ideia de que percentualmente mais multinacionais fecharam as suas portas.
Vejam as minhas boas práticas de 2010 que aconselho a todos os empresários:
1. Atitude, uma atitude mais óptimista pode mudar tudo... Sem isto é impossível liderar uma equipa, nem motivar a equipa. Os vencedores vêem o copo meio cheio enquanto que as vítimas vêem o copo meio vazio. Decerto que não é fácil, mas sim importantíssimo.
2. Ciclo económico, tal como a formiga que prepara sempre a estação seguinte, é preciso entender quando devemos semear, trabalhar, colher e armazenar. Trabalhar no tempo certo, para que não nos falte com o que viver no futuro.
3. Temos de dar 100%, AGORA. Só podemos actuar no presente para alterar o rumo a um futuro melhor, aprendendo com o passado.
4. Capacidade de resposta. Se as circunstâncias são iguais, o nosso sucesso depende apenas da nossa resposta a essas circunstâncias. Se a crise é para todos, o sucesso só depende do nosso trabalho.
5. Diversificar. Se servirmos clientes ou mercados distintos, é provável que estejam num ciclo económico diferente. 
6. Fórmula de sucesso: SER x FAZER = TER. É preciso focar no que queremos ter, estabelecer objectivos SMART e avaliar o que é necessário para os alcançar e mais importante analisar que competências é que necessitamos para o fazer!
7. S.O.P.A, a nossa capacidade de trabalho depende da capacidade de planeamento qua por sua vez depende da capacidade de estabelecer objectivos, e que, por fim depende da nossa capacidade de SONHAR!
8. Auto-desenvolvimento. O nosso negócio só consegue crescer se nós também crescemos através de conhecimento (livros e pessoas).
9. Chassis de negócio. Enquanto empresário devemos trabalhar o chassis, 5 formas para alcançar mais resultados e mais lucros. Trabalhar O negócio em vez de trabalhar NO negócio.
10. Custo de aquisição. A nossa força de vendas tem como objectivo comprar clientes. Parece estranho mas não é. Nós não devemos vender mas sim aconselhar um prospecto a comprar. Isto requer investimento em tempo e marketing.
11. Valor acumulado. Devemos avaliar os nossos clientes pelo valor potencial através da sua rede de fornecedores e clientes. Estudos apontam que é 6x mais barato trabalharmos com os nossos clientes existentes do que atrair mais clientes.
12. Relacionamentos. Devemos pensar numa situação Ganho-Ganho, mas mais importante ainda, é preciso "dar" primeiro.
13. Gratidão e Celebração. Qual foi a última vez que enviou um postal de agradecimento aos clientes? Agradecer é um passo importante na construção da relação.
14. Alavancagem. Devemos sempre encontrar formas de multiplicar os resultados. O recurso mais escasso, o nosso tempo, tem de ser alavancado para podermos trabalhar no negócio, gerir o negócio e mais importante, trabalhar o negócio. A disfunção tripolar (técnico / gestor / empreendedor) é um factor crítico de sucesso.
15. Marketing e Publicidade. É uma excelente forma de alavancar mas aplicando as regras básicas. Em primeiro lugar devemos escolher o mercado alvo ou nicho e onde ele está mais concentrado, para posteriormente escolhermos qual a via de comunicação e não ao contrário.
16. Estratégia 10x10. A diversificação aplica-se também na formas em como gerar contactos, ou em como converter prospectos em clientes. Nunca devemos apostar somente numa estratégia. Devemos no entanto procurar formas de testar e medir o retorno para validar as estratégias testadas.
17. Ciclo do negócio. Outra forma de alavancar é através da nossa equipa. O empresário sozinho não consegue servir o cliente e para manter a consistência do serviço, a sistematização do serviço e formação do staff são factores críticos de sucesso.
18. Presença activa na Net. Devemos aproveitar a nova era digital com as ferramentas disponíbilizadas por forma construir a nossa base de dados interactiva usando plataformas como a LinkedIn, Facebook, Blogger, Youtube, etc. É importante conhecermos muitas pessoas, mas também é importante ser-se conhecido.
19. Contrate um Coach. Ter um coach de negócios funciona tal como um atleta de competição tem o seu treinador. Terum Coach deixou de ser um luxo, é uma necessidade. É um luxo não precisar de um. 
20. Acção Massiva resulta. Repetir as boas práticas de uma forma disciplinada resulta em excelentes resultados.

Tenho a certeza que quem seguir estas 20 boas práticas de uma forma consistente, a ano 2011 será um ano fantástico!


Se alguém quiser ver a apresentação feita na IGNITE Portugal no passado dia 15 de Dezembro, basta clicar aqui.


Desejo-vos a todos um excelente natal e um feliz ano novo!


2 comentários:

Alberto Centurião 25 de dezembro de 2010 às 04:38  

Excelente! Peço permissão para recomendar aos leitores do meu blog albertocenturiao.blogspot.com

Mário Sampaio 25 de dezembro de 2010 às 08:24  

Caro Ken Gielen
Gostei do conteudo do seu artigo.
No essencial estou de acordo.
Recomendo a todos que vejam o artigo.
Abraço
Mário Sampaio

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